Home
Introdução
Artigos
Avivamento
Curiosidades
Estudos Bíblicos
Edificação
Igreja Pedra Viva
Jóias Raras
Minhas Reflexões
Ministério Cristão
Novas de Alegria
Seleções Notáveis
Fale Comigo
Recomende
teste
Minhas Reflexões
Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar
Modéstia
Pedro Liasch Filho

O termo modéstia, vindo do latino modestus, significa moderado. Segundo a Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Vl. 4, Pg. 303, esse vocábulo está alicerçado sobre modus, medida, e significa retraído por um senso de humildade, de decência, de pejo ou de senso de propriedade. Isso posto, modéstia aponta para reserva, decência, decoro, propriedade; indica o ato de evitar, devido à sensibilidade, qualquer coisa que seja vulgar, indecorosa, indiscreta ou vergonhosa.

Referindo-se à mulher, o termo indica a maneira delas se comportarem em público ou de se vestirem. Uma mulher modesta não andaria mostrando seios e coxas, insinuando-se sexualmente aos homens. Durante o carnaval, muitas mulheres se tornam totalmente imodestas.

Ao contrário da luxúria e da ostentação, a mulher piedosa manifesta na sua aparência pudor, decência e mansidão. Razão pela qual a roupa, os enfeites e os adornos, respeitáveis e decentes, refletem a vida interior da mulher que teme a Deus.

É próprio da natureza feminina ter estima pela beleza, o que leva a mulher a procurar tornar-se atraente com adornos apropriados. Às vezes ela exagera de maneira que, disfarçando imodestamente a sua personalidade, ressaltam licenciosamente a sua feminilidade. a mulher que teme a Deus, e que por isso é diferente das mulheres mundanas, pelo contrário, faz sobressair comedidamente a sua personalidade, mas, não esconde falsamente a sua feminilidade.

Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar