Home
Introdução
Artigos
Avivamento
Curiosidades
Estudos Bíblicos
Edificação
Igreja Pedra Viva
Jóias Raras
Minhas Reflexões
Ministério Cristão
Novas de Alegria
Seleções Notáveis
Fale Comigo
Recomende
teste
Edificação
Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar
O homem mais rico do vale
Pedro Liasch Filho

 

Havia entre dois espigões das Minas Gerais um fazendeiro de nome Tadeu, dono de muitas propriedades rurais e de um grande rebanho bovino. Era conhecido como o homem mais rico do vale.

Certo dia bem cedo, quando se preparava para ir a cidade, ele é surpreendido com a visita inesperada do capataz da fazenda, o sr. Jairo, que depressa foi lhe dizendo: Patrão, perdoe-me a minha intromissão, mas eu não podia deixar de falar com o senhor logo de manhã. É que eu tive um sonho esta noite que preciso lhe contar. o fazendeiro meio pensativo disse-lhe: Pois então conte o sonho, Jairo.

Meio sem jeito o capataz começou a falar: Sonhei que eu tinha separado os bezerros das vacas de leite, e estava chegando da invernada quando notei que muita gente estava vindo para a sede da fazenda. Apressei-me para saber o que estava acontecendo quando escutei alguém dizer: morreu o homem mais rico do vale. Eu sei que foi um sonho, mas eu tinha que lhe contar. Tadeu, pensativo, coçou a barba e disse: Tudo bem, Jairo, você fez bem em me contar o sonho. Agora pode voltar para o trabalho

No entanto, impressionado porque Jairo era um crente fiel e temente a Deus, Tadeu levou a sério o sonho do capaz. Na verdade, ficou muito preocupado pensando que teria sido uma profecia sobre sua morte, que ele era conhecido como um homem muito rico.

Desistindo de ir à cidade, foi para casa contar o fato à esposa, dona Celina. Ela também ficou muito preocupada aconselhando o esposo a não deixar de ir à cidade, até porque poderia aproveitar para fazer um checape de saúde. E foi o que ele fez.

no fim da tarde quando voltava da cidade, Tadeu notou uma movimentação estranha de pessoas chegando e saindo próximo à sede da fazenda. Quando chegou foi logo recebido por dona Celina a quem perguntou o que estaria acontecendo para que houvesse tanta gente por alí. Ela respondeu pesarosa e com a voz embargada: É o Jairo. Ele morreu. Logo depois que você foi à cidade, ele se sentiu mal, e não resistiu. Disseram que foi do coração.

Tadeu logo entendeu o recado. Embora tivesse ajuntado riqueza na terra, não era rico para com Deus. Não se dera conta de que Jairo tendo ajuntado tesouro no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não invadem nem roubam (Mt 6.20) tornara-se o homem mais rico do vale.

Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na , e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?” (Tg 2.5).

 “... E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lc 12.19-21).

 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” (Ap 3.17,18).

Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar